sábado, 14 de julho de 2012

Especial Suécia #3: Metal

Acho que não dá pra falar de música sueca sem falar de metal, mas não é muito meu estilo, então vou seguir uma lista que vi no site especializado no gênero, whiplash.net.

1) Opeth

Eles são mais do que simplesmente uma das melhores bandas da Suécia. O OPETH se encaixa em todas as vertentes do metal. Uma banda extremamente diversificada, misturando death metal com outros estilos, e até mesmo utilizando instrumentos acústicos em algumas de suas músicas. Os vocais são muito diversificados e suas letras são excepcionais.

 Álbum recomendado: “Ghost Reveries” (2005)


2) In Flames 

Mesmo com todas as mudanças em sua formação o IN FLAMES continua no topo do gênero death metal. Misturando vocal death metal com vocal limpo eles possuem um grande apelo que cresce a cada lançamento.

 Álbum recomendado: “The Jester Race” (1996)

3) Dark Tranquility

O DARK TRANQUILITY foi formado em 1989, antes do início do movimento death metal melódico. E ao contrário de algumas bandas que fizeram sucesso e depois desapareceram, o DARK TRANQUILITY continua progredindo e lançando ótimos álbuns.

 Álbum recomendado: “The Gallery” (1995)

4) Evergrey

Em um país onde o death metal melódico reina, parece ser uma escolha incomum colocar uma banda de metal progressivo como o EVERGREY em uma posição tão alta. Mas quando o fator é a extraordinária habilidade musical e ótimas composições, se torna uma escolha fácil. Tom S. Englund possui uma das melhores vozes do metal e o EVERGREY é realmente um pacote completo.

Álbum recomendado: “Recreation Day” (2003)

5) Soilwork

Pode parecer estranho, mas o SOILWORK foi acusado de ser “muito comercial”. Seu estilo de death metal melódico é muito “saboroso” comparado a outras bandas do gênero, mas eu duvido que você ouvirá qualquer música deles tocar em alguma rádio pop. Eles escrevem músicas realmente muito boas e fazem uma ótima mistura de metal brutal com melódico.

Álbum recomendado: “The Chainheart Machine” (2000)

6) At the Gates

O AT THE GATES foi uma das principais bandas de death metal melódico dos anos 90. Antes de se separarem em 1996 eles gravaram álbuns muito influentes e respeitados. Alguns de seus membros se uniram e formaram o THE HAUNTED, A banda se reuniu em 2007 e fez algumas apresentações.

Álbum recomendado: “Slaughter Of The Soul” (1995)

7) Meshuggah

O MESHUGGAH toca um tipo de metal realmente diferente que utiliza escalas e acordes incomuns combinados a elementos thrash e death além de muita experimentação. Eles costumam fazer um álbum bom e sumir por uns tempos, mas quando estão na ativa, eles são realmente muito bons.

 Álbum recomendado: “Destroy Erase Improve” (1995)

8) Amon Amarth

Inicialmente com o nome de SCUM, a banda de death metal AMON AMARTH incorpora figuras vikings em suas letras e muitos elementos melódicos em sua música. Eles são animados e divertidos, mas também pesados e extremos.

Álbum recomendado: “Fate Of Norns” (2004)

9) Candlemass

O CANDLEMASS é um dos pioneiros do doom metal. Eles já estão na ativa há 20 anos, e o vocalista original, Messiah Marcolin optou por mais uma vez deixar a banda. Ele foi substituído por Robert Lowe do SOLITUDE AETERNUS.

Álbum recomendado: “Nightfall” (1987)

10) Arch Enemy

O ARCH ENEMY é único por ser uma banda death metal com uma mulher nos vocais. Ângela Gossow urra tanto quanto qualquer outro vocalista e depois de muitos anos com a banda provou não ser somente uma novidade.

Álbum recomendado: “Anthems Of Rebellion” (2003)


Além dessas bandas tem Pain Of Salvation, Bathory, Dissection, Marduk, Dark Funeral. Enfim, a Suécia tem ótimas bandas de metal.

E procurando sobre metal sueco, li a história de um cara que foi aposentado por invalidez devido ao seu vicio em metal, ele já foi despedido por ir a 300 shows e faltar demasiado ao emprego. Agora ele conseguiu uma pensão de 400 euros por mês com a confirmação de três psicólogos de que "Roger sente o impulso de mostrar o seu estilo heavy metal. Isto dificulta a sua situação no mercado laboral. Por isso, precisa de ajuda financeira adicional". Acho que essa história resume bem a paixão dos suecos pelo gênero musical.

PARTE 1 - PARTE 2 - PARTE 3 - PARTE 4 - PARTE 5 - PARTE 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário