quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sigur Rós - Fjögur píanó

Eu não poderia deixar de falar desse vídeo lindo que a banda islandesa, Sigur Rós, lançou essa semana.


O vídeo retrata a relação de um casal estrelado por Shia LaBeouf (sim, o ator de Transformes) e pela dançarina Denna Thomsen, uma relação cheia de paixão, mas também muito conturbada. É bem sensual, com cenas de nudez e sexo misturadas com belas sequências de dança. Tem seu ápice na representação do uso de drogas através de uma louca viagem de carro embaixo d'água.



"É erótico, psicodélico, hipnótico, doloroso e incompreensivel." diz a diretora do curta (acho que posso chamá-lo assim), Alma Har'el. "Como alguns relacionamentos que temos com nós mesmos ou com pessoas e objetos."

Har'el diz que foi contatada pelo empresário da banda, que selecionou diferentes diretores para escolher uma música de seu novo álbum (Valtari) e produzir um vídeo, e recebeu $10 mil como verba e já que não estava sendo paga, e decidiu que seria criativa e fazer o que quisesse.


Borboletas mortas representam algo belo com uma vida muito curta. Demora para que elas se tornem borboletas, mas quando isso acontece, elas só vivem por alguns dias. E o casal do vídeo esta num quarto cercado por elas. Eles continuam acordando, ela sempre acorda antes dele e tenta fazê-lo entender que as coisas não são mais como deveriam ser. Muita dor e frustração.


Os pirulitos representam as drogas. Há escorpiões dentro deles, algo venenoso envolvido por açúcar. E também tem uma metáfora pra relacionamentos ai, a fêmea arranca a cabeça do macho durante o coito. Paixão e crueldade.

Num relacionamento como esse, você tenta trazer os momentos bonitos de volta, mas isso não é possivel. Um lembra o outro das coisas boas e ruins.


A parte em que um usa a roupa do outro, representa a perca dos papéis num relacionamento intenso, como se não se pudesse diferenciar mais quem é o homem e quem é a mulher.

O momento em que eles tocam seus narizes, é como se cada um fosse pego em suas mentiras.


Nessa parte, ele age com carinho enquanto a pinta, já ela age de forma intensa e agressiva.

Enfim, acho que vale a pena falar também que LaBeouf ligou para Har'el e se ofereceu para trabalhar com ela no que fosse, inclusive envolvendo toda a dança que há nesse clipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário